A Black Friday 2020 já esta batendo na porta e por esse motivo estamos aqui para te ajudar a se preparar para essa data com antecedência e, já que tivemos muitas mudanças de hábitos nesse ano.

A pesquisa do Google sobre a Temporada Black Friday 2020 traz algumas informações relevantes sobre o comportamento dos consumidores e quais itens irão buscar nesse ano.

Um parecer sobre o mercado varejista

O isolamento fez com que as vendas online tomassem outro patamar principalmente em datas sazonais, aumentando 70% comparado com o ano anterior. Consumidores que nunca efetuaram compras online estão começando a entrar nesse meio e temos cada vez mais vendas acontecendo via mobile.

Menos consumismo e melhores negócios

Essa Black Friday será caracterizada por bons negócios e dividida em 3 categorias de compra:

  • Compras de necessidade: novas necessidades surgiram nesse ano e algumas ficaram de “lado”, ou seja, teremos buscas por prioridades de bens de necessidade e por descontos que realmente façam a diferença para o consumidor.
  • Compras de bem estar imediato: o isolamento trouxe mais o pensamento do “eu mereço” deixando a culpa um pouco de lado, por isso, houve um aumento de buscas em categorias do varejo, onde as pessoas estão mais abertas a experimentar e comprar de lojas que nunca haviam comprado antes.
  • Compras de entretenimento: as compras enganar o tédio e se sentir bem, também amentaram, principalmente no meio online. Mas, com essa categoria vem junto um maior planejamento da compra, tendo mais tempo as pessoas pesquisam muito mais sobre produtos e lojas e trocam mais informações com amigos.

Itens mais procurados nas ultimas 4 semanas

O volume de buscas no Google entre 26/jul – 22 ago, apontavam grandes pesquisas para itens eletrônicos, relacionados a casa, como: eletrodomésticos, decoração, cameba e móveis, seguidos de itens de entretenimento, livros, games, instrumentos musicais, moda.

As compras determinadas como não urgentes como eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, roupas, lazer, entre outras, ao que tudo indica serão as “queridinhas” dessa Black Friday. Porém acompanhadas de muito planejamento e pesquisas.

Canais de vendas que estarão em alta

Apesar da retomada do varejo físico as pessoas ainda não se sentem completamente seguras para voltar com seus hábitos de compras antigos, passam menos tempo percorrendo as lojas, evitam tocar nos produtos, ficam mais estressadas comprando em lojas físicas. Com isso, a ida ao local físico tem uma nova equação: É SEGURO E VALE A PENA? Ou seja, a experiência de compra na loja física precisa valer muito a pena e ser segura para que as pessoas se desloquem para ela. Fatores que são levados em conta são: ver e escolher pessoalmente, a dificuldade e insegurança das compras digitais, o produto imediato e sem frete, experiência de compra mais rápida, exemplo, a vendedora poder realizar toda a venda pelo celular sem que o cliente precise pegar filas no caixa.

Porém, podemos tornar a experiência digital muito mais segura e vantajosa. E como fazer isso?

– Adotando uma conduta de transparência, dando desconto real nos produtos;

– Trazendo elementos da compra física para o digital, como por exemplo, o atendimento via WhatsApp pela vendedora de confiança;

– Politicas e prazos de trocas menos burocráticos;

– Deixando seu time atento para responder mensagens nas redes da loja prontamente.

Ou seja, precisamos mostrar aos novos consumidores digitais que as compras online podem ter experiências da física, são confiáveis, seguras e  que valem a pena.

Conclusão

  • Devem ser feitas promoções que realmente valham a pena;
  • Deixar a experiência na loja física mais rápida;
  • Direcionar o público para realizar as comprar por meio digital;
  • Organização do fluxo em lojas físicas para evitar aglomerações, aumentando a segurança na hora da compra;
  • Demonstrar segurança nos canais de vendas online;
  • Responder prontamente as perguntas nos canais digitais, para não gerar frustrações.