O “Quem Faz a VarejOnline” é uma série de depoimentos para apresentar um pouco da trajetória dos nossos colaboradores e como se sentem fazendo parte desta família VO, como é carinhosamente chamada.

Neste artigo, você vai conhecer a história do Julian dos Santos, integrante do time de desenvolvedores que iniciou uma carreira nova dentro da VO.

Leia a história contada pelo próprio Julian! 💚💚💚

Minha chegada na VarejOnline

“Em 2017, eu e minha esposa estávamos passando por dificuldades financeiras. Lembro que somente ela trabalhava em período integral, enquanto eu trabalhava meio período prestando suporte técnico em computadores para uma pequena empresa de manutenção.

Até que a coordenadora de suporte na VarejOnline, na época, encontrou meu currículo e entrou em contato. Fiquei muito feliz depois de participar do processo seletivo e ser aprovado.

Foi naquele momento que se deu início a uma nova etapa profissional na minha vida que dura até hoje. Trabalhei como suporte técnico por um ano e aprendi bastante ao lidar com um volume alto de atendimentos. Cheguei a ser destaque alguns meses, reconhecendo meu próprio potencial.

Foi uma experiência satisfatória, mas ainda não fazia ideia do que estava por vir.

Do suporte à programação

Depois de um ano, passei a perceber que a área de tecnologia fazia mais sentido para o meu perfil e para a carreira que almejava. Foi então que tive a oportunidade de migrar para o time de P&D. Combinamos de que eu sairia de férias e, após o retorno, já iria direto para o novo setor.

Ao retornar das férias, entrei na sala dos Devs muito perdido, mas fui recebido pela Letícia (Trentini). A partir daquele momento eu era o mais novo Analista de Testes, ou seja, uma nova etapa de muito aprendizado. O mais interessante é que pude somar ao time complementando tudo o que havia aprendido com a equipe de suporte.

Atuei por alguns meses na equipe de QA, até que me indicaram estudar as linguagens de programação utilizadas no sistema da VO. Então, eu segui os conselhos e estudei. Logo depois, recebi um convite para me desafiar realizando o ajuste de uma tela.

Confesso que foi meu maior desafio até aquele momento dentro da empresa. Trabalhava como Analista de Testes em uma parte do dia, enquanto programava os ajustes solicitados no outro. Além de gostar, eu queria tanto a oportunidade que dedicava as minhas noites por conta própria para estudar possíveis soluções.

Mas também, tive pessoas muito compreensivas ao meu lado nessa etapa, e que estimularam meu raciocínio. Os que mais me ajudaram na época foram o Marcos (Kapp) e o Jonathan (Wandersse).

Então, depois de resolver o problema, fui convidado a participar da equipe de Migração, um time que estava surgindo dentro do setor de Dev.

Desenvolvedor de um projeto multinacional

Oficialmente no time de Dev, os desafios foram ficando cada vez mais complexos. Junto do Giovani (Soares) e sobre os cuidados do Jonathan (Wandersse), tínhamos o desafio de migrar o maior número possível de telas antes que as antigas parassem de funcionar. E essa migração ainda continua.

Após atuar na equipe de Migração por alguns meses, integrei à equipe de Demandas Comerciais , onde atuei em diversos outros projetos. Até que chegou a pandemia e, junto dela, outro desafio: facilitar a venda digital para os lojistas que fecharam suas lojas físicas.

Junto do Marcos (Kapp), iniciei o desenvolvimento de uma nova solução para as lojas venderem na pandemia. Tudo ficou pronto em tempo recorde, um dos grandes projetos que já trabalhei por aqui.

Com a diminuição das operações devido à pandemia, precisei integrar várias equipes para ajudar com demandas diferentes na área de desenvolvimento, como correções, evoluções e migrações.

Mas, devido ao aumento das solicitações de integração nos sistemas, que até aquele momento eram feitas somente pelo Marcos (Kapp), nasceu a equipe de Integrações. E sigo nela até hoje junto do Arlan (de Medeiros).

No meio de tudo isso, surgiu mais um desafio: criar um portal B2B para uma marca conhecida internacionalmente. Esse, sem dúvidas, foi o maior projeto que já atuei até o momento.

Foi mais de um ano participando de reuniões para definir análise de negócio, prototipagem, testes, desenvolvimento e outras demandas. Um projeto com regras de negócios e termos complexos, mas que me fez aprender muito.

Hoje, quando o vejo gerando cerca de 800 pedidos por dia, é algo extremamente gratificante para mim.

Além das conquistas profissionais, foi graças ao tempo de casa e a estabilidade financeira na VO que pude financiar minha casa própria, que já está 3/4 de ser concluída. Para mim, trabalhar aqui significa um futuro de sucesso. Tenho certeza que tudo que a empresa me proporcionou até hoje foi só a ponta do iceberg, pois tem muito mais vindo pela frente.

Se você está em busca um trabalho que vai te ensinar muito, aqui você pode encontrar. São muitas oportunidades de crescimento, mas lembre-se: quem faz o futuro é você e seu esforço.”

Quer fazer parte do time VarejOnline? Acesse as vagas disponíveis!