Você está buscando por estratégias que aumentam as vendas, movimentam o estoque e divulgam a sua marca? Saiba que o voucher pode proporcionar tudo isso e muito mais.

Ele é um cupom de desconto utilizado como forma de pagamento na loja que pode aquecer suas vendas e potencializar os ganhos do negócio.

No entanto, como toda estratégia, o voucher também precisa ser planejado para ter um resultado efetivo. Afinal, são ações promocionais como essas que incentivam o consumidor a comprar e divulgar as mercadorias da loja.

Então, se você quer entender quais são as vantagens do voucher e quando utilizá-lo nas vendas, continue a leitura para descobrir!

O que é voucher e por que usar?

O voucher é uma palavra inglesa que tem como tradução literal a palavra “comprovante”. Sendo assim, ao colocarmos a palavra no contexto comercial, temos o popular “vale” ou “cupom”, utilizado como forma de pagamento sempre que a loja oferece uma condição especial às compras.

Na prática, o voucher é um tipo de benefício ofertado pela loja com um percentual de descontos sobre a venda. Essa condição especial é utilizada como estratégia de vendas e marketing, atraindo novos consumidores e fidelizando os atuais.

Quando usar o voucher na sua estratégia de vendas?

Considerando que o voucher é uma estratégia, ele também precisa ser pensado de acordo com o que você deseja de retorno com essa ação. Por isso, pense sobre o que você desejaria ganhar ao distribuir vouchers e quais são as oportunidades que você tem para isso.

Nesse sentido, ao pensar no retorno, o voucher passa a ser visto como um recurso que você tem para acelerar esse resultado.

Confira nossas principais dicas de quando oferecer vouchers:

  • Datas comemorativas: crie um calendário sazonal para aproveitar épocas do ano que o seu mercado está aquecido, como Black Friday ou Dia dos Namorados, por exemplo;
  • Divulgação da marca: forneça vouchers para aumentar o alcance da marca e torná-la ainda mais conhecida;
  • Campanhas de desconto: implemente ações que estimule o cliente a comprar mais, oferecendo descontos por quantidade de produtos ou sobre o valor total das compras;
  • Movimentação de estoque: identifique quais produtos têm uma saída menor no estoque e ofereça crie vouchers para fazer esse giro.

Quais são os benefícios do voucher?

O voucher é um cupom de desconto fácil de ser utilizado por ambas as partes. Enquanto o cliente já utiliza o benefício direto na compra, o lojista não precisa recalcular a formação do preço de venda dos produtos.

É uma estratégia prática e sem burocracias. Você define o percentual de desconto do cupom e o tempo de duração, sem envolver um terceiro (como uma operadora de cartão de crédito, por exemplo).

Além disso, trata-se de uma ferramenta segura e que disponibiliza mais uma opção de crédito para o cliente utilizar exclusivamente na loja. Isso aumenta a captação de novos clientes (que podem ter sua primeira experiência com a loja por meio do voucher) e ajuda na fidelização por meio de ações promocionais recorrentes.

Como usar o voucher na VarejOnline? Confira 4 passos

Para criar um voucher, você precisa de uma ferramenta que se comunique com o PDV da loja. Assim, pode configurar todas as regras necessárias para utilizar o cupom de forma automatizada.

Agora que você já sabe as vantagens de utilizar o voucher para aumentar suas vendas, vamos te mostrar um passo a passo para fazer isso dentro do ERP da VarejOnline.

1. Defina o tipo de voucher

O primeiro passo é entender qual tipo de voucher você precisa, se nominal ou promocional. Se o cupom de desconto precisa ser criado para uma ou mais pessoas, de forma restrita, escolha o “tipo nominal”. Porém, se for uma estratégia mais ampla divulgada por meio de um código, escolha o “tipo promocional”.

Após definir essa etapa, é o momento de estabelecer quais serão as regras de uso do voucher.

2. Configure as regras de uso

O voucher nominal pode ser criado de forma manual ou automática. Na forma manual, você precisa criar o cupom sempre que desejar, mas, na forma automática, esses vouchers podem ser criados de forma recorrente. Já o voucher promocional só pode ser criado de forma manual.

Portanto, configure como será feito o tipo de lançamento do voucher e estabeleça quais serão as regras de uso, tais como: percentual de uso na venda, período de atividade, forma de aplicação (valor em reais ou porcentagem), valor de compra para uso, opção de uso único, mensagem do código promocional, quantidade de cupons e valor total do voucher.

3. Use o voucher no ato da venda

Com o voucher já criado, e suas regras estabelecidas, você pode inserir o cupom de desconto direto no PDV escolhendo a forma de pagamento “voucher”. Se ele for promocional, basta informar o código e procurá-lo no fechamento da venda. Agora, se for nominal, é preciso incluir a pessoa a quem o voucher foi endereçado.

Feito isso, sua venda será realizada com sucesso!

4. Acompanhe e controle os vouchers

Depois de criar os vouchers como forma de pagamento, também é importante controlar os cupons que foram emitidos para acompanhar os resultados. E, você pode fazer isso por meio da listagem “controle de vouchers”.

É uma tela bem intuitiva que mostra todos os vouchers emitidos, como eles se classificam e qual é a posição de cada deles, atualmente. Isso te ajuda a fazer uma gestão mais eficiente para tomar a melhor decisão.

Conclusão

O voucher é um cupom de desconto bastante utilizado no mercado varejista, mas que precisa ser implantado com cautela. Afinal, o excesso pode perder o sentido de exclusividade que ele propõe, desvalorizando o seu produto no mercado.

Por isso, se você precisa de uma solução completa que, além de criar ações promocionais como essas, faça toda a integração dos setores da loja com o seu PDV, a VarejOnline tem a solução certa para você.

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