O ERP (Enterprise Resource Planning) significa Planejamento de Recursos Empresariais e é conhecido como um sistema de gestão que interliga todos os dados e processos de uma organização.

Ele é usado para automatizar a gestão empresarial, desde as operações mais básicas da empresa até os níveis mais estratégicos, passando por pontos importantes, incluindo questões fiscais.

Na hora de adquirir um software para sua empresa, alguns pontos precisam ser analisados e é sobre eles que falaremos abaixo, usando como exemplo alguns dos módulos que compõem nosso ERP VarejOnline.

Analisando os módulos base de um sistema

O Administrativo e Financeiro são módulos base do sistema, onde são feitas as principais configurações e parametrizações. É ele o responsável pelo controle da Administração dos Produtos e Financeiro, com DRE, Fluxo de Caixa e Gestão Financeira, atendendo todas as demandas e particularidades inerentes a uma empresa varejista e/ou franqueadora.

Uma das grandes questões da Indústria 4.0 (Quarta Revolução Industrial) é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos através do uso de tecnologias para automação e troca de dados, com foco em oferecer uma melhor experiência para o cliente. 

Integração por API com outros sistemas 

API ‘s são um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática para desenvolvedores. Eles também proporcionam a integração entre sistemas que possuem linguagens totalmente distintas de maneira ágil e segura, como a sua loja virtual atualizando o estoque e o financeiro diretamente no seu ERP. 

Já falamos sobre a importância do seu ERP permitir o uso de API’s em outro texto do blog, confira aqui.

Recursos e serviços fiscais que não podem faltar no sistema escolhido

Como vimos, um negócio envolve muitas questões e não podemos esquecer das obrigações fiscais. Para evitar problemas, sua empresa precisa estar devidamente regularizada. Por isso é importante ter uma ferramenta de ERP para te auxiliar no dia a dia, facilitando e simplificando os trabalhos em virtude da integração de todas as áreas da empresa.

Alguns recursos e serviços fiscais que não podem faltar no sistema escolhido são:

» Atendimento a todas obrigações legais e fiscais e homologação em todo o Brasil

» PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal) 

» SAT (Sistema Autenticador e Transmissor)

» NF-e e NFC-e » SPED (Sistema Público de Escrituração Digital)

A importância de um PDV focado na experiência do cliente

Antes o produto era o centro. Hoje quem está no centro é o cliente e todas as empresas têm tentado oferecer uma melhor experiência para ele.

Com um módulo de PDV, focado em experiência, é possível transformar um processo de venda complexo em uma operação mais dinâmica e eficiente, permitindo a você e sua equipe se dedicar mais às partes estratégicas e criativas do negócio. 

Já com o módulo Sugestão de Compras, gerentes de lojas e franqueados podem realizar compras com a ajuda de uma solução inteligente que leva em consideração as informações estatísticas das mercadorias, vendas e giro dos produtos de cada loja.

Você pode personalizar seu ERP de acordo com suas necessidades, como por exemplo adquirir módulos mais complexos de acordo com cada tipo de loja e tamanho.

Bônus: O que analisar no atendimento de suporte

Por fim, mas não menos importante, considere o atendimento de suporte, pois é a ele que você precisará recorrer em caso de problema ou até mesmo para prevenção. Uma equipe técnica pode treinar seus colaboradores para operar corretamente o software e também auxiliar caso problemas de programação e interface surjam. A VarejOnline conta com uma equipe técnica que atende em horários que facilitam quem não trabalha em horário comercial, como shoppings.

Gostou das dicas? Dê uma olhada em todos os módulos que compõem o nosso ERP VarejOnline. E para receber dicas relacionadas ao varejo, cadastre-se na nossa newsletter e seja notificado com todas as novidades do nosso blog.