Planejamento de compras é uma parte fundamental na gestão de uma empresa, mas em algumas datas comemorativas, como dia das mães e natal, em que a procura por presentes aumenta, esse controle e gestão de mercadorias se torna ainda mais necessário.

Isso porque estamos diante de uma demanda diferente: são mais pessoas comprando, mais pessoas em busca das melhores ofertas e boas oportunidades de negócio. 

A seguir preparamos alguns tópicos que merecem sua atenção quando o assunto é compra sazonal de mercadoria.

Tenha um calendário definido

O primeiro passo para um bom planejamento de compras é saber quais são as épocas sazonais relevantes para sua empresa e quanto tempo antes é necessário fazer essa compra. Mapear as principais datas e planejá-las permite que você tenha maior controle do seu estoque e esteja mais preparado para eventuais contratempos.

Além disso, fazer compras antecipadas permite que você possa negociar e conseguir melhores fornecedores com preços mais atrativos.

Gestão do estoque durante todo o ano

A falta de produtos ou materiais pode resultar na perda de vendas e o seu excesso pode desequilibrar a empresa financeiramente. Administrar o estoque é administrar a demanda – é importante saber quais são os produtos com mais saída e os que geralmente ficam parados. 

Para calcular a cobertura de estoque, ou seja, o tempo que o produto leva para sair da sua empresa, basta fazer este cálculo que já ensinamos aqui no blog.

Outra dica: quando o período comemorativo terminar, faça uma liquidação com os produtos que sobraram. Não deixe para vender na próxima data especial pois o público está sempre em busca de novidades e você pode acabar com produtos parados no estoque.

Converse com os vendedores

Por lidarem diretamente com o público, os vendedores possuem informações muito valiosas que podem agregar na estratégia de vendas. Faça reuniões com seu time para entender melhor o comportamento do consumidor e caso necessário, ofereça treinamentos específicos para a data, para juntos vocês desenharem a melhor experiência para o cliente.

Estude o comportamento do cliente nessas datas 

Seus clientes são as peças mais fortes do jogo. Busque entender melhor sobre a jornada dele, ou seja, a experiência que o consumidor tem com a sua marca, desde o primeiro contato com a empresa até a compra e pós-venda. 

Se possível avalie o desempenho de datas comemorativas de anos anteriores e esteja atento às tendências de consumo e comportamento do momento.

Consulte relatórios no seu sistema de loja

Relatórios possibilitam que você consulte diversas áreas da sua empresa de forma analítica. Ele permite que todos da empresa estejam alinhados em relação ao negócio e assim possam participar mais ativamente da gestão. 

Também é uma ótima forma de avaliar o histórico de consumo e as informações de demandas dos clientes e a partir disso realizar o planejamento.

Enquanto o relatório oferece uma visão mais ampla sobre suas vendas, nosso outro módulo, chamado Sugestão de Compras, serve como um ótimo complemento, ajudando gerentes das lojas e franqueados a realizar suas compras utilizando de uma solução inteligente, que leva em consideração as informações estatísticas das compras, vendas e giro dos produtos de cada loja.

Conclusão

Esses são apenas alguns dos tópicos a serem considerados quando for construir seu planejamento de compras. Um bom planejamento permite que sua empresa seja mais eficiente, pratique melhores preços e atenda melhor seus clientes. 

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