O kit de produtos é uma estratégia de vendas que combina mercadorias variadas em um item de venda único, visando aumentar o valor agregado com uma venda promocional. 

É uma prática bastante utilizada no mercado por diversas vantagens, mas a principal delas é gerar rotatividade dos itens que estão parados no estoque. Assim, além do giro de estoque, você aumenta o ticket médio da loja ao estimular o consumidor na compra de itens que dificilmente seriam levados separados.

Mas, como montar esse kit de produtos de forma atrativa? Preparamos este guia para ajudar você nessa jornada. Acompanhe!

O que considerar antes de montar o kit de produtos

Antes de montar o kit de produtos, precisamos entender como o ticket médio pode influenciar na escolha dos produtos. O ticket médio é um indicador muito importante na análise de vendas por trazer o padrão de consumo dos clientes e ainda o desempenho da equipe de vendedores. 

Na prática, ele é calculado somando o total das vendas do período e dividindo pelo número de vendas realizadas, mas não se preocupe, porque você não precisa fazer essa divisão manualmente.

Claro que, como outros indicadores chave em análises comerciais, a faixa de valor mais adequada do ticket médio sempre vai depender do contexto em que ele é proposto.

Por isso, trace metas com base nos valores das vendas atuais e do faturamento esperado para os próximos meses. Dessa forma, você pode planejar com cautela suas promoções para melhorar esse indicador. 

Escolha as peças de forma estratégica 

A escolha das mercadorias na montagem do kit é o que vai definir se ele será atrativo, ou não. Portanto, você precisa conhecer os números do seu negócio para montar um kit que gere resultados nas vendas.

Em vez de escolher os produtos do kit de forma aleatória, analise o histórico das vendas por meio do relatório de período dentro do ERP para cruzar a demanda de saída das mercadorias com o perfil do público. O objetivo do kit de produtos é juntar mercadorias complementares

Separamos algumas ideias para te ajudar na montagem do seu kit com produtos compatíveis: 

  • Itens frequentemente comprados juntos; 
  • Item com maior rotatividade em estoque + item com menor rotatividade; 
  • Itens comprados em maiores quantidades; 
  • Item popular + itens de baixo custo; 
  • Itens para presentear em datas comemorativas; 
  • Itens relacionados + um item de lançamento. 

 Além disso, para instigar seu cliente ainda mais na compra do kit, você pode motivá-lo por meio de descontos, brindes, planos fidelidade e outras ações semelhantes.

Entenda como fica a descrição do kit de produtos em um documento fiscal

Em documentos fiscais, como NF-e, SAT CF-e, MF-e e NFC-e, o kit de produtos pode ser cadastrado como um produto comum, especificando uma listagem dos itens que estão inclusos no kit. Aqui na VarejOnline, chamamos essa listagem de ficha técnica.  

Para utilizar a ficha técnica, é preciso definir primeiro qual vai ser o método de controle de estoque do seu item kit, se estocável ou não estocável. Mas, afinal, quais são as diferenças entre eles? 

Os métodos de controle de estoque definem a maneira como o estoque da loja será gerenciado. Enquanto os estocáveis são contabilizados em inventários, os não estocáveis não entram em contagens.

Além deles, também existem os gerenciamentos por lote ou por série (cada movimentação de entrada ou saída tem uma identificação para que seja rastreável). 

Ao definir o método de controle do seu kit como não estocável, o kit de produtos será identificado como item único durante a movimentação, tendo uma quantidade própria. Por isso, o kit traz apenas a sua própria descrição e valor no documento. 

Já um kit configurado como estocável é um item que pode ser chamado de “meramente ilustrativo”, pois a listagem de produtos presentes no kit é apresentada no documento com o valor total dividido proporcionalmente para cada produto. 

Conclusão

Como vimos, o kit de produtos é uma ótima prática para você movimentar o estoque e aumentar as vendas na loja. Só não esqueça de acompanhar o interesse e a saída dos kits criados por relatórios comerciais.

Assim, você faz a análise e a manutenção dos produtos inclusos no kit para substituir aqueles com pouca saída. 

Se você precisa de uma solução completa que, além de te ajudar a criar kits de produtos, faça toda a integração dos setores da loja com o seu PDV, a VarejOnline tem a solução certa para você.

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