Sabemos que um bom controle de estoque é essencial para o sucesso de uma empresa. Por isso, o cálculo do custo médio é utilizado como um dos principais métodos de controle por ser um indicador popular e simplificado para avaliar o custo das mercadorias e do estoque.

Afinal, ter atenção ao custo das mercadorias proporciona uma perspectiva maior dos lucros e otimiza os processos de precificação dos itens. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto:

O que é o custo médio e como é calculado?

O custo médio representa o valor da média dos gastos com a compra de cada produto. Portanto, além do valor pago pelo próprio produto, também são considerados os acréscimos de impostos, frete e demais despesas relacionadas às aquisições deles.

Dessa maneira, a fórmula do custo médio funciona assim:

Ou seja, você deve considerar a nova quantidade de produtos adquiridos e multiplicá-lo pelo preço unitário do produto (na última compra realizada).  

Depois, soma-se ao preço do último custo registrado no sistema e multiplica-se pela quantidade de estoque (anterior à nova compra).  

Por fim, divide o resultado pela nova quantidade adquirida somada à quantidade em estoque (anterior à nova compra).

Como usar o custo médio ao seu favor?

Entenda que, para ter um custo médio preciso, você deve sempre realizar lançamentos no sistema conforme suas operações no dia a dia.  

Ou seja, não pode vender peças gerando estoque negativo, por exemplo, nem dar entrada nas notas fiscais fora da data correta.

Além do mais, é importante evitar ajustes de estoque desnecessários para manter seus saldos sempre atualizados.  

O segredo para melhorar as margens de lucro é saber como, quando e quanto comprar. Portanto, use as ferramentas ao seu alcance, no ERP da VarejOnline, por exemplo, você tem um leque de possibilidades:

  • Analisar o giro dos seus produtos;  
  • Analisar o valor disponível para compras com base no seu fluxo de caixa e recebíveis;  
  • Utilizar o método de Curva ABC para priorização nas compras;
  • Avaliar sua situação econômica por meio do demonstrativo de resultado de exercício.

O que fazer para colocar tudo isso em prática?

Agora que você já entendeu para que serve o custo médio, saiba que pode obter o lucro necessário, previsto nos seus controles de caixa do período, ao definir a margem de markup dos seus produtos.  

Afinal, através do custo médio, as rotinas de manutenção de preços por produto e por entrada permitem estipular uma margem com base nessa média.  

Outra dica é fazer análises de vendas com média de custos. Isso pode ser visualizado facilmente pela venda, por período, por produto/serviço ou pelos custos dos produtos nas vendas (CMV), através da análise de lucratividade.

Como dissemos, o custo médio é um indicador importante para facilitar sua análise de negócios. Quando utilizado da forma correta, é um importante aliado para compor o preço de venda e, consequentemente, impactar na lucratividade dos produtos.

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