Manter o crescimento contínuo de uma empresa que vende produtos para todo o Brasil e exterior envolve inúmeras estratégias. Dentre elas, a necessidade de investir em uma ferramenta capaz de promover a gestão eficiente do negócio. Só assim é possível elevar a qualidade da comunicação entre as lojas e a rapidez na troca de informações, tornando a organização preparada para investir com ainda mais força em sua expansão.
De uma pequena indústria para uma rede de franquias
A marca Raphaella Booz teve início com uma indústria em São João Batista (SC), comprada por Ari Booz em 1966. Nessa época, a empresa contava com oito funcionários e sua capacidade de produção diária era de 35 pares de calçados. Com alguns investimentos, a indústria ampliou seu quadro de funcionários para 30 pessoas e aumentou sua produção diária para 100 pares.
Claudio Booz, filho de Ari, acompanhou o crescimento da fábrica desde os 5 anos e herdou do pai a paixão pelo negócio, assumindo futuramente a administração da empresa. Graduado no curso de modelista técnico, Claudio viajou à Itália em busca de inspirações, e após anos de investimentos em inovações para a empresa, a marca tornou-se uma das mais reconhecidas no setor de calçados, atingindo a produção anual média de 500 mil pares.
Atualmente, a Raphaella Booz possui 27 franquias, está presente em cerca de 800 pontos de vendas e exporta seus produtos para 22 países.
Novas demandas para sustentar sua expansão
Para manter seu crescimento constante, a Raphaella Booz precisava de uma solução que integrasse a gestão das lojas com a sua matriz, facilitando o fluxo de informações e o acompanhamento entre a produção e as franquias.
Outra necessidade era encontrar uma maneira de compartilhar informações em tempo real, tornando o contato entre a matriz e suas unidades muito mais rápido e fácil.
Testes em uma loja-piloto
Ao firmar parceria com a VarejOnline, o primeiro passo foi realizar a experiência com uma loja-piloto, localizada em Jaraguá do Sul (SC).
A integração extremamente facilitada entre a loja e a fábrica comprovou que a solução era exatamente o que precisavam para evoluir no relacionamento entre as franquias. Os resultados dos primeiros testes foram apresentados durante a convenção de franquias, realizada em São João Batista (SC).
Ao constatar que essa integração tornou a operação e distribuição dos produtos muito mais ágil, a diretoria aprovou a migração de todas as franquias para a solução da VarejOnline.
“Hoje, temos um fluxo de informações compartilhadas em tempo real entre todas as lojas, o que nos permite fazer uma análise horizontal de toda a operação”, diz Simone Stadzisz, gestora de franquias da Raphaella Booz.
“Agora estamos mais preparados para investir na expansão do negócio com a abertura de novas lojas, mantendo a proximidade e velocidade no atendimento entre todas as nossas unidades graças ao software de gestão da VarejOnline”.
Evolução para melhorar a experiência do consumidor
O próximo passo dos projetos realizados entre a Raphaella Booz e a VarejOnline será o omnichannel, estratégia do varejo que reúne as experiências das lojas virtuais com as lojas físicas, integrando processos de marketing, armazenamento, logística e distribuição.
Essa modalidade vem crescendo bastante no Brasil nos últimos anos e tem como finalidade melhorar a experiência do consumidor, permitindo aos clientes, por exemplo, que eles efetuem a compra em uma loja virtual e retirem o produto em uma loja física.
Orgulho dessa parceria catarinense
A VarejOnline sempre admirou a história da Raphaella Booz, sobretudo por ser uma empresa catarinense que conquistou o país e o mundo com um produto de alta qualidade e acabamento impecável. “Poder fazer parte desse novo rumo que a marca assumiu em sua trajetória de expansão foi, sem dúvidas, uma conquista muito importante para a VarejOnline”, afirma Juliano Mortari, CEO da VarejOnline.
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A VarejOnine
A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L’occitane, Crocs, Petland, entre outros.