Enquanto a Black Friday nos Estados Unidos tem o objetivo de liberar os estoques das lojas físicas para a chegada dos produtos de Natal, no Brasil a data sempre teve mais força nas lojas virtuais.
Porém duas pesquisas foram realizadas a fim de estudar as tendências da nova edição do evento para este ano no Brasil. A primeira pesquisa foi feita pelo Google em parceria com a Provokers, realizada com 1.502 brasileiros de 18 a 54 anos das classes A, B e C. A segunda foi feita pela ferramenta Google Survey, com 1.000 pessoas de todo o país com 18 a 65 anos.
Estima-se que pela primeira vez no Brasil o número de compras feitas nas lojas físicas deverá ser equivalente à quantidade de compras efetuadas nas lojas on-line.
Os números que confirmam a tendência omnichannel
- Estima-se que chegará a 25% o número de consumidores que compram em mais de um canal.
- Em 2018 esse número foi de 7%.
2 em cada 3 brasileiros pesquisam na internet antes de comprar em uma loja física.
- Apenas 27% dos consumidores escolheram o local da compra na hora.
- 74% já imaginavam ou sabiam em qual loja fariam a compra.
- 39% dos entrevistados consideram que a possibilidade de comprar on-line e retirar o produto na loja é um fator muito importante na decisão de onde comprar durante a Black Friday.
- 24% dos compradores esperam poder escolher essa opção de entrega para suas compras realizadas via internet.
- Os ganhos para o consumidor: não precisar pagar frete e o tempo menor para a entrega do produto. Vale lembrar que o atraso da entrega é uma das principais queixas que costumam fazer parte da Black Friday.
- Os ganhos para a loja física: ter a oportunidade de vender mais produtos quando o cliente faz a retirada do seu pedido.
Esses números são essenciais para o varejo perceber que o consumidor está, sim, mais omnichannel e faz compras em diversos canais, preparando-se para atendê-lo de acordo com as suas expectativas.
Outros fatores além do preço
Apesar de a Black Friday ser reconhecida por oferecer produtos com ótimos descontos, 61% dos compradores sentiram que os preços em 2018 estavam semelhantes ou mais caros que na edição anterior.
Por isso, além do valor dos produtos, é importante atentar-se aos outros fatores que os consumidores dizem interferir na sua decisão de compra:
- Preço dos produtos = 46%
- Confiança na loja = 16%
- Confiança na marca e no produto = 13%
- Possibilidade de parcelar o pagamento = 11%
- Custo do frete = 10%
- Tempo de entrega = 4%
É importante que o varejo esteja preparado para aproveitar a Black Friday como uma excelente oportunidade de chamar a atenção de seus clientes e fidelizá-los para continuarem visitando sua loja, nos ambientes off-line e on-line, também em outras datas.