A Zappim é uma reconhecida rede de lojas de utensílios domésticos. Fundada em 2010 em Porto Alegre (RS), iniciou suas atividades como uma loja de bazar gerenciada pelos sócios Diego Rangel e Roberto G. Basso. Apenas um mês após sua inauguração, a empresa entrou em expansão quando os sócios investiram na aquisição de uma loja do segmento que existia há muitos anos e já era consolidada na região. Ao final de 2015, a Zappim estava com seis franquias distribuídas pela capital.

O desafio enfrentado pela falta de gestão no início da expansão

A rápida expansão da rede de lojas associada à falta de uma gestão que acompanhasse esse crescimento levou os sócios a perderem o controle do gerenciamento e planejamento do negócio. Infelizmente, Roberto e Diego viram-se numa situação em que a solução seria fechar cinco lojas para evitar mais prejuízos e conseguir liquidar suas dívidas.

Outras grandes mudanças aconteceram nessa fase. A Zappim passou a ser comandada somente por Roberto, que transformou o modelo de gerenciamento da empresa: estudou seu público para conhecer melhor seus desejos e necessidades, fez ajustes no mix de produtos e reinventou a apresentação e o atendimento da empresa.

Dessa maneira, a Zappim fortaleceu-se no mercado e em pouco tempo cresceu novamente; agora, assistida por um sistema de gestão eficiente, preparado para acompanhar e sustentar sua expansão.

“Para não repetir os erros do passado, precisávamos ter um controle efetivo do nosso estoque e da parte financeira para desenvolver a gestão eficiente do negócio. Escolhemos o software de gestão da VarejOnline justamente pensando no crescimento da Zappim”, relatou Roberto.

“A solução financeira da VarejOnline nos ajuda a entender de forma clara e organizada os números da empresa, atribuindo muitas melhorias no controle das informações da rede. E tem os módulos extras, que promovem ainda mais facilidade à gestão, como o TEF e a integração com o BI. Outra vantagem está no atendimento da VO, destacando-se por ser muito bom e ágil, o que faz toda a diferença no PDV. Em especial o atendimento da franquia VarejOnline Sul, gerenciada pelo Bruno Bueno, que está sempre presente em nossas decisões estratégicas”.

Um futuro multicanal

A Zappim segue em crescimento, mesmo 2020 sendo um ano desafiador para tantas empresas, lançou seu e-commerce, que permitiu à rede oferecer a experiência omnichannel aos clientes, disponibilizando a escolha de receber seus produtos em casa ou de retirá-los direto na loja, tudo integrado com a plataforma VarejOnline.

Também tiveram a abertura de três novas franquias. Roberto comemora: “Inauguramos uma loja franqueada no início da pandemia e agora estamos nos preparando para abrir mais três lojas entre outubro e novembro. Investir no sistema de ERP da VarejOnline nos possibilitou oferecer uma entrega diferenciada aos nossos franqueados.”