Você sabe quanto, em números, o setor varejista no Brasil sofreu com perdas de estoque nos últimos anos? A Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) faz uma pesquisa anual para identificar esses números. 

Em 2019, o índice de perda médio foi de 1,38% sobre o faturamento líquido, o que representa R$ 22,44 bilhões levando em consideração o faturamento total das empresas do varejo no ano, que foi de R$ 1,65 trilhões. 

Fonte: Pesquisa de Perdas no Varejo Brasileiro – Resultados 2020 | EY – ABRAPPE.

Infelizmente, essa é uma situação que faz parte da realidade das empresas que atuam no varejo. Mas você sabia que é possível adotar práticas que ajudam a minimizar esse problema?

Conheça a seguir 5 dicas para evitar perdas de estoque.

1. Melhore a distribuição espacial no estoque

Invista na facilidade de acesso aos produtos, como providenciar prateleiras com menor profundidade e manter o ambiente sempre organizado, sem obstáculos.

Considere também investir em máquinas que automatizam o controle do estoque. Além de facilitar a consulta de informações sobre cada produto, você pode configurar alertas para receber notificações de itens que estão próximos do vencimento, por exemplo.

2. Faça relatórios detalhados sobre as perdas

Aquela história de aprender com os erros também se encaixa nessa situação. Faça inventários completos periodicamente para acompanhar todas as informações possíveis sobre os produtos perdidos e as causas.

A partir desses relatórios é possível elaborar estratégias e planejar ações que visam à movimentação do estoque e minimizam as perdas.

3. Consulte o histórico de movimentação antes de fazer compras

Verificar se sobram poucas unidades de um produto não é o único fator a ser considerado na hora de fazer pedidos. É preciso averiguar também outras informações, como a sazonalidade e as demandas, para saber o que comprar na quantidade ideal e no momento certo.

4. Aproveite as vantagens das queimas de estoque

Produtos parados e com data de validade próxima de expirar são ótimos candidatos para serem ofertados em promoções. Lembre-se de que é melhor ter menos lucros e estimular o giro dos produtos do que sofrer perdas de estoque.

5. Invista em um software de gestão

Sim, um software de gestão pode ajudar – e muito! – no gerenciamento do seu estoque. Ele reúne dados sobre entrada e saída de produtos, preços, prazos de validade… uma infinidade de informações que ajudarão a evitar perdas.

A VarejOnline, por exemplo, oferece ferramentas e processos que melhoram o controle e a gestão dos estoques das lojas, além de disponibilizar consultas com informações e estatísticas que facilitam a tomada de decisões inteligentes e estratégicas. 

Outros diferenciais são o app VO Mobile, que permite visualizar e acompanhar, via smartphone, tudo o que acontece nas lojas e franquias, e o módulo automatizado de compras, que torna seu processo mais eficiente ao levar em consideração os estoques, pedidos de compras pendentes e giro dos produtos.