A tecnologia está sempre evoluindo para trazer mais agilidade e facilidades para as nossas vidas. No comércio eletrônico essa evolução se mostra ainda mais forte.

Conheça neste artigo 4 tendências que estão reinventando a forma de vender e comprar via internet.

1. A realidade aumentada (RA) nas compras virtuais

O que há alguns anos parecia ser algo tão distante agora já aparece para revolucionar a experiência de compra. A realidade aumentada é utilizada junto à inteligência artificial e o aprendizado de máquina para ajudar os consumidores a fazer uma compra virtual com a experimentação da loja física.

A IKEA desenvolveu um aplicativo de RA, o IKEA Place, que permite ao usuário visualizar em seu celular, com a ajuda da câmera, como ficariam os móveis da loja dentro de sua casa; se eles cabem no espaço planejado e se combinam com a decoração do ambiente.

Assim, o consumidor não precisa ficar comparando as medidas do móvel com as medidas de sua casa de forma manual e, melhor ainda, não precisa lidar com a surpresa de comprar algo que não caberá.

2. Serviço de entrega no mesmo dia

As entregas estão ficando cada vez mais ágeis para atender as expectativas dos clientes. Até a opção de comprar na loja virtual e retirar na loja física chegou há alguns anos para atribuir rapidez ao processo.

Hoje, a tecnologia vai ainda mais longe. O Prime Air, da Amazon, utiliza drones para fazer a entrega de pedidos em 30 minutos – ou menos – após a finalização da compra.

Também podem ser encontrados por aí robôs de entrega. A Amazon já utiliza esse recurso, e startups estão nascendo especializadas nessa ferramenta para melhorar a experiência da entrega de produtos aos consumidores.

3. A praticidade das compras sociais

Você já percebeu que o e-commerce está se misturando com as mídias sociais? Tem sido muito comum a possibilidade de comprar um produto dentro do próprio Instagram, por exemplo.

Essa nova modalidade está se fortalecendo porque é muito vantajoso para as marcas explorar o canal que seu público já usa com frequência, oferecendo a ele a opção de comprar dentro da própria plataforma.

4. Pesquisa visual para encontrar produtos

Esta é mais uma tendência que conta com a inteligência artificial e o aprendizado de máquina. Por meio dela o consumidor consegue localizar um produto apenas com uma foto do objeto.

A Asos é uma marca de roupas que criou um app para seus clientes encontrarem produtos usando apenas a fotografia de uma peça de roupa ou acessório. Dentro do aplicativo é feita uma busca que analisa os mais de 85 mil itens da marca para apresentar ao cliente as combinações que mais se parecem com o que ele procura.

O que você acha dessas tendências? Sua empresa já investe em alguma delas para melhorar a experiência de compra dos seus clientes?


Fonte: exame.abril.com.br.