Como a gestão eficiente fortaleceu a expansão da rede de franquias Raphaella Booz

Case Raphaella Booz

Manter o crescimento contínuo de uma empresa que vende produtos para todo o Brasil e exterior envolve inúmeras estratégias. Dentre elas, a necessidade de investir em uma ferramenta capaz de promover a gestão eficiente do negócio. Só assim é possível elevar a qualidade da comunicação entre as lojas e a rapidez na troca de informações, tornando a organização preparada para investir com ainda mais força em sua expansão.

De uma pequena indústria para uma rede de franquias

A marca Raphaella Booz teve início com uma indústria em São João Batista (SC), comprada por Ari Booz em 1966. Nessa época, a empresa contava com oito funcionários e sua capacidade de produção diária era de 35 pares de calçados. Com alguns investimentos, a indústria ampliou seu quadro de funcionários para 30 pessoas e aumentou sua produção diária para 100 pares.

Claudio Booz, filho de Ari, acompanhou o crescimento da fábrica desde os 5 anos e herdou do pai a paixão pelo negócio, assumindo futuramente a administração da empresa. Graduado no curso de modelista técnico, Claudio viajou à Itália em busca de inspirações, e após anos de investimentos em inovações para a empresa, a marca tornou-se uma das mais reconhecidas no setor de calçados, atingindo a produção anual média de 500 mil pares.

Atualmente, a Raphaella Booz possui 27 franquias, está presente em cerca de 800 pontos de vendas e exporta seus produtos para 22 países.

Novas demandas para sustentar sua expansão

Para manter seu crescimento constante, a Raphaella Booz precisava de uma solução que integrasse a gestão das lojas com a sua matriz, facilitando o fluxo de informações e o acompanhamento entre a produção e as franquias.

Outra necessidade era encontrar uma maneira de compartilhar informações em tempo real, tornando o contato entre a matriz e suas unidades muito mais rápido e fácil.

Testes em uma loja-piloto

Ao firmar parceria com a VarejOnline, o primeiro passo foi realizar a experiência com uma loja-piloto, localizada em Jaraguá do Sul (SC).

A integração extremamente facilitada entre a loja e a fábrica comprovou que a solução era exatamente o que precisavam para evoluir no relacionamento entre as franquias. Os resultados dos primeiros testes foram apresentados durante a convenção de franquias, realizada em São João Batista (SC).

Ao constatar que essa integração tornou a operação e distribuição dos produtos muito mais ágil, a diretoria aprovou a migração de todas as franquias para a solução da VarejOnline.

 

“Hoje, temos um fluxo de informações compartilhadas em tempo real entre todas as lojas, o que nos permite fazer uma análise horizontal de toda a operação”, diz Simone Stadzisz, gestora de franquias da Raphaella Booz.

“Agora estamos mais preparados para investir na expansão do negócio com a abertura de novas lojas, mantendo a proximidade e velocidade no atendimento entre todas as nossas unidades graças ao software de gestão da VarejOnline”.

Evolução para melhorar a experiência do consumidor

O próximo passo dos projetos realizados entre a Raphaella Booz e a VarejOnline será o omnichannel, estratégia do varejo que reúne as experiências das lojas virtuais com as lojas físicas, integrando processos de marketing, armazenamento, logística e distribuição.

Essa modalidade vem crescendo bastante no Brasil nos últimos anos e tem como finalidade melhorar a experiência do consumidor, permitindo aos clientes, por exemplo, que eles efetuem a compra em uma loja virtual e retirem o produto em uma loja física.

Orgulho dessa parceria catarinense

A VarejOnline sempre admirou a história da Raphaella Booz, sobretudo por ser uma empresa catarinense que conquistou o país e o mundo com um produto de alta qualidade e acabamento impecável. “Poder fazer parte desse novo rumo que a marca assumiu em sua trajetória de expansão foi, sem dúvidas, uma conquista muito importante para a VarejOnline, afirma Juliano Mortari, CEO da VarejOnline.

Mônica Guerretta
Redatora

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