A importância de aliar ERP com uma tecnologia de business analytics

O sistema de gestão empresarial (ERP) é uma das tecnologias mais difundidas no meio dos negócios, o que inclui varejo e franquias. A possibilidade de captar e gerenciar uma enorme quantidade de dados de diferentes frentes (financeiro, vendas, compras, etc.) traz uma visão global da empresa. Agora, surgem algumas dúvidas em relação aos dados coletados pelo ERP:

 

  • O que fazer com eles?
  • Qual a melhor maneira de interpretá-los e analisá-los?
  • Como essas informações podem melhorar os resultados da empresa?

 

Ter uma grande quantidade de informações sobre o seu negócio não garante magicamente que você tomará decisões melhores e assertivas. Saber interpretar os dados e cruzá-los de forma estratégica é fundamental para tomar boas decisões.

 

Dessa maneira, muitas marcas contratam ferramentas complementares ao ERP. Não necessariamente para produzir mais dados, mas para auxiliar nas análises e transformar essa grande quantidade de informações geradas em conhecimento, insights e tendências. Muitas vezes, a dificuldade das empresas não está na falta de dados, mas sim na análise deles, concentrando essa tarefa em uma ou duas pessoas.

 

Por que business analytics?

O foco de uma solução de business analytics está na análise dos dados. Por isso, existe uma preocupação com a usabilidade, para que todos os usuários possam utilizar e tirar informações relevantes, mesmo que a pessoa não possua prática em inteligência analítica.

 

É comum enxergar tecnologias complementares como um custo. Porém, nos dias de hoje, elas são um investimento fundamental para se manter no mercado. Você sabe quanto custa para a sua empresa não investir em inteligência analítica? Quando falamos em recursos do negócio, sejam eles financeiros, pessoas ou tempo, não pode existir perda ou um uso sem retorno sobre o investimento.

 

Por exemplo: você sabe quanto custa para a sua supervisão e consultoria de campo dedicarem horas semanais apenas para a geração de relatórios? Não seria mais interessante eles dedicarem mais tempo para a elaboração de estratégias junto ao franqueado? Ou, então, quanto custa para o seu negócio tomar uma decisão tardia, em que se demora para perceber o desvio da meta ou, ainda, para colocar em prática um plano de ação?

 

Por outro lado, lá na ponta da operação, o gestor de loja muitas vezes não consegue enxergar rapidamente como estão as vendas em relação ao mês passado ou ao ano anterior, sendo necessário puxar relatórios, procurar números, comparar desempenhos, etc. E lá se vai um tempo diário precioso.

 

Por vezes, lá na loja, tudo é anotado em um papel e os indicadores de desempenho de vendas são calculados manualmente. Porém, ao fazer esse controle de forma manual, há grandes chances de se ter números errados e tomar decisões baseadas em dados inconsistentes, algo que gera custos desnecessários para qualquer negócio.

 

Assim, encontra-se em tecnologias de business analytics um melhor aproveitamento do tempo dos colaboradores da empresa, pois tarefas muito operacionais podem ser automatizadas, sobrando, assim, mais tempo para análises e decisões estratégicas. Outra vantagem é entregar ao gestor informações prontas, apenas para ele tomar uma ação, sem tempo a perder, facilitando até para quem não conseguiria acessar essas informações de outro modo.

 

O princípio básico de um business analytics é puxar os dados do ERP e transformá-los em tabelas e gráficos intuitivos de fácil leitura. Sendo assim, como não há nada para ser preenchido ou inserido, é possível realizar diversas análises e projeções sem perder nenhum dado, já que não é possível editar ou deletar informações.

 

Um dos maiores pontos de sucesso de um negócio, segundo a administração, é justamente tomar decisões baseadas no histórico e nas projeções futuras feitas a partir de números reais. A questão é que, mesmo que a maioria das pessoas já saiba disso, fica difícil decidir algo com segurança se os dados estão em planilhas ou em sistemas que sejam de difícil acesso e leitura. Ter uma boa tecnologia de gestão analítica, que forneça dados de maneira fácil, já é mais de 50% do caminho andado e a sua redução de danos melhora consideravelmente.

 

Parceria VarejOnline e Disruptiva

Uma empresa que oferece, entre outros produtos, uma solução de business analytics é a Disruptiva Franchise Intelligence, que possui parceria e integração com a VarejOnline. Com as duas ferramentas, tanto a franqueadora como o franqueado terão controle sobre os dados da própria operação e serão capazes de analisá-los e obter insights estratégicos.

 

Um ERP simples e completo para a sua empresa junto a uma solução que ajudará a tirar o máximo de resultados dos seus dados.

 

Mais do que um Business Analytics, a Disruptiva também conta com a FR4N, uma assistente virtual que envia ao gestor alertas de indicadores, recomendações de conteúdos, sugestões de ações para melhorar os resultados da operação e até incentivos pelo bom desempenho.

 

Sobre a autora

Bruna Gonçalves é gerente de produtos na Disruptiva Franchise Intelligence, startup catarinense especializada em inteligência analítica para franquias e varejo. Hoje, melhoramos a gestão de vendas, compras, estoque e clientes de redes de franquias e varejo fornecendo inteligência de dados para os seus empreendedores.

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